Brasil Hexa Campeão 2014

terça-feira, 14 de setembro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Eliana Oliveira da Silva Azevedo


Analisando sobre as possíveis mudanças e contribuições que as tecnologias podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem verificamos sua infinita amplitude. Quando alguém poderia imaginar que o que fora criado como instrumento de uso militar – a internet – e consequentemente o computador tornaria uma grande aliada da educação em prol do ensino com mais qualidade.
Atualmente muitas são as mudanças no campo educacional e na atuação dos docentes que precisam conhecer cada dia mais, rápido, as inovações tecnológicas e como essas podem se tornarem uma aliada em sala de aula. Essas ações contribuirão para tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas, estaremos nos comunicando digitalmente com essa geração denominada “digital”.
Muitos são os cuidados que devemos ter, pois o novo traz certo receio e deve ser trabalhado com cautela e sabedoria. O professor precisa criar estratégias que irão potencializar a aprendizagem dos alunos. Um excelente exemplo é o projeto desenvolvido, com auxilio das tecnologias, no Centro de Ensino Médio Félix Camoa de Porto Nacional onde entre várias atividades desenvolvidas os alunos produziram slides sobre poluição usando o celular para fotografar que podem ser conferidos nos endereços:

https://docs.google.com/leaf?id=0B50OFc11y7MNZWNkYmMzMGMtYmViMi00NDc5LThjNDMtZGFjODc1Yjc4ODQw&hl=en

https://docs.google.com/leaf?id=0B50OFc11y7MNNjZlNjE4NjUtM2M2Mi00MWZkLTk2ODQtMzJmODg0NGE5NjEx&hl=en

O projeto desenvolvido pela escola é interdisciplinar - Biologia, Geografia e Língua Inglesa e é um exemplo claro das possíveis mudanças e contribuições das tecnologias nas salas de aula e consequentemente no campo educacional.

3 comentários:

  1. Olá, Eliana

    Achei muito interessante o uso do celular como recurso tecnológico. Em vez de abolir o uso... utilizá-lo com sabedoria.
    Parabéns pelo desempenho!
    Semone

    ResponderExcluir
  2. Eliana,
    Aprender a aprender é nossa missão como educadoras. Gostei muito de suas referencias quanto ao uso das tecnologias as quais nsão indispensáveis no nosso cotidiano no que se refere à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em pleno século XXI (Era digital)
    PArabéns

    ResponderExcluir
  3. Eliana, te acho incrível como educadora. Você acredita no que faz, parabéns pela tua garra. Sua reflexão ficou muito boa e com certeza servirá para refletirmos sobre nossas acões do cotidiano. Precisamos sim fazer uso das tecnologias no dia a dia da sala de aula.

    ResponderExcluir