Brasil Hexa Campeão 2014

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO


Eliana Oliveira da Silva Azevedo


“Não somos tábuas rasas, nem potes cheios”. Vivemos em um mundo contemporâneo que, principalmente, por causa dos reflexos da globalização as distancias se encurtam, as novas tecnologias têm fácil acesso a todos, em alguns casos, independentemente do poder aquisitivo.
Fazer uma análise depois de uma longa caminhada de aquisição de conhecimentos é compreender e aceitar os pontos positivos e negativos do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Algumas vezes pensamos que temos controle, conhecimentos e domínios sobre um determinado assunto, porém quando vamos para a prática temos a surpresa que na verdade pouco sabíamos e temos muito que aperfeiçoarmos. Neste contexto foi o início do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC momento em que foi possível detectar que tinha apenas noções e muito a aprender.
Trabalhar com blogs na prática pedagógica foi um ganho imensurável que veio contribuir para inserir as inúmeras ferramentas deste “ novo mundo das tecnologias” nas salas de aulas. Viajar sem fronteiras, sem limites conectando-se a novos conhecimentos e podendo transmitir e trocar experiências com o uso de Google docs, slide share, vídeos, youtube, flogs, vlogs, entre outros. Um aprendizado tão significante que penso ser infinito, pois a cada dia são vários os aprendizados.
Tudo que é novo às vezes apresenta certa rejeição, que transformamos em obstáculos. No curso a dificuldade encontrada foi organizar o tempo e cumprir o cronograma. Porém, somos nós que conduzimos o nosso tempo e quando nos entregamos com prazer e temos a oportunidade de sermos orientados por uma tutora dedicada e competente nem percebemos o tempo e as dificuldades.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, fez e esta fazendo uma transformação nas práticas pedagógicas dos participantes do curso e nas escolas que estão direta ou indiretamente ligados. Muitas são as inovações utilizadas em sala de aula com o auxilio das novas tecnologias e suas ferramentas de trabalho em prol da educação. Os educadores que estão terminando este curso jamais serão os mesmos, pois “aprenderam a aprender” com prazer e segurança.
Portanto, a educação precisa acompanhar os novos avanços tecnológicos e o professor é parte essencial neste processo, seu papel é fundamental fazendo um “link” entre tecnologias/conteúdos/alunos. E para isso faz-se necessário estudos, capacitações para fundamentar o professor desmitificando os segredos das tecnologias.

4 comentários:

  1. Sem dúvida que não seremos mais os mesmos, Eliana. O curso oportunizou-nos novos conhecimentos e um novo olhar sobre as Tecnologias.Seu texto ficou bastante interessante.Você como sempre, faz tudo com muita dedicação.Parabéns!
    Um abraço,
    Ester de Melo Mendes

    ResponderExcluir
  2. Oi Li, você falou uma verdade na sua reflexão: o tempo é o nosso maior desafio. Cumprir nossa agenda para realizar as atividades foi um grande desafio. Um desafio, tomar conhecimento de todo o material, textos. Mas, foi muito bom.
    bjo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliana,

    Parabéns, vejo que você aprendeu muito durante esse curso professora. Seu memorial está muito interessante, concordo com você em várias colocações, por exemplo, quando você fala sobre a sua tutora.
    Continue descobrindo com as TIC e aplicando na sua prática.

    Abraços,

    Rosita Félix

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliana
    É interessante quando voce cita sobre as rejeições dos obstáculos no curso. Nem todos tem a força de vontade de aprender e descobrir novos conhecimentos. Parabéns pelo seu desempenho e as contribuições para os colegas e no curso.
    Elisângela

    ResponderExcluir