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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO

Eliana Oliveira da Silva Azevedo

Definir o que é currículo e quais os assuntos que devem conter é uma grande preocupação dos professores, alunos, gestores, enfim pessoas que direta ou indiretamente serão afetadas.
De acordo com Cacau e Moreira ( 2008) currículo pode ser entendido como “conteúdos a serem ensinados e aprendidos”. É uma experiência em que os alunos vivenciam e faz parte do currículo. Ainda de acordo com Cacau e Moreira (2008) currículos são planos pedagógicos elaborados pelos professores, escola ou sistema educacional bem como os objetivos a serem alcançados através do processo de ensino também é uma definição de currículo.
São varias as definições de Currículos, porém todas relacionadas à aprendizagem de qualidade, levando em consideração os conteúdos mínimos necessários para a aquisição de conhecimentos. O currículo esta relacionado aos conteúdos, as experiências vivenciadas pelos alunos, aos planos pedagógicos elaborados pelos professores, ao objetivo que se deseja alcançar, aos processos de avaliações de acordo com a escolarização do aluno e o que se pretende atingir.
A LDB 9.394/96 em seu artigo 26 rege que “ os currículos do ensino fundamental e médio deve ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada.” Deixando claro que a complementação deve ser de acordo coma as especialidades regionais, locais, econômicas, sociais e culturais a que estão inseridas a escola.
O papel do professor é importantíssimo para efetivar, validar os conteúdos propostos e definidos em uma proposta curricular.
Atualmente uma proposta curricular é um desafio para os profissionais da educação enfrentarem, porém irá propiciar enriquecimento e conseqüentemente o crescimento de seus alunos na atuação pedagógica resultando na qualidade do ensino e da aprendizagem. As tecnologias precisam estar inseridas neste contexto, pois estávamos vivenciando uma “ explosão tecnológica” onde inserir as tecnologias no currículo não é um assunto novo, pois a LDB 9.394/96 em seu artigo 36 inciso I rege que no currículo do Ensino Médio “deverá destacar a educação tecnológica básica..” O Regimento Escolar, do estado do Tocantins, em seu artigo 62 inciso III rege que ” a U.E. promoverá, no ensino fundamental e médio: a iniciação tecnológica a partir do ensino fundamental.” Portanto, inserir nos currículos contribuições relacionadas às tecnologias é cumprir a LDB e o Regimento Escolar do Estado.
Para integrar, efetivamente, as tecnologias ao dia-a-dia das escolas faz-se necessário inseri-las no currículo e também no Projeto Político Pedagógico, pois assim irão garantir sua aplicabilidade e garantirá o uso das tecnologias nas escolas.
É necessário que as escolas desenvolvam projetos interdisciplinares em consonância com o PPP e com o currículo da escola inserindo e incentivando o uso das tecnologias orientados em prol da educação e da inclusão de todos no mundo tecnológico.

11 comentários:

  1. Realmente, Eliana o trabalho em sala de aula com orojetos interdisciplinares é a melhor saída para integrar as TIC ao currículo escolar. Keile Nunes

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  2. Eliana, definir currículo não é algo fácil, mas você apresentou conceitos que considero fundamentais para a aproximação de um currículo real e ideal. Quanto a inserção das TICs nesse processo, concordo que deve partir de projetos interdisciplinares com foco nas necessidades dos alunos.
    Valeu garota, gostei do seu texto.

    Mercês

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  3. Eliana,
    Muito bom seu conceito sobre curriculo, apesar de não ser nada fácil falar, embora a inserção da tecnologia como mediação pedagógica requer, antes de tudo a mudança de postura do professor.
    Abraços,
    Evina

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  4. Eliana,

    Seu texto define muito bem o conceito de currículo. está ótimo!!
    seria interessante que todas as escolas tivesse ações para melhor trabalhar as técnologias integradas no currículo.

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  5. Oi Li, é verdade a definição de currículo é muito amplo. Para você que faz parte dele, entende melhor. No texto proposto pelo curso, Almeida e Prado (2008, p. 184), mostram-nos que o currículo se desenvolve com a mediatização das tecnologias, envolvendo outras dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas. Percebe-se também a importância de integrar as tecnologias desde as mais simples a mais avançada, conforme os objetivos pedagógicos de cada atividade e de acordo com o que existe disponível no espaço escolar e de acordo com as condições contextuais.
    bjo.

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  6. Olá Eliana,

    Um currículo que se preza não se limita aos conhecimentos relacionados apenas aos conteúdos básicos, às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano, mas a introdução de novos conhecimentos.
    É aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, a serviço da diversidade.
    Não é o que vemos nas escolas. O que vemos na maioria das escolas e até mesmo nos espaços onde se discutem educação são pessoas sendo desrespeitadas pelas suas escolhas em relação a religião, etnia, orientação sexual etc.
    Nós ainda precisamos crescer muito em relação a efetividade de um currículo para a diversidade em nossas escolas.
    Um abraço, Rosileide

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Olá Eliana,
    Seu texto está muito rico quanto as definições sobre currículo e nenhuma delas isenta o papel do professor na efetivação da aprendizagem do aluno. A tecnologia inserida no currículo é uma ferramenta que nos proporciona uma nova aprendizagem de como auxiliar nossos alunos no conhecimento científico e/ou cultural, seja nas atividades individuais ou no desenvolvimento de projetos interdisciplinares onde o aluno é o construtor do seu próprio saber.

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  9. Uau quantos comentários bons. É gratificante quando contribuímos para reflexões.
    Realmente currículo tem ampla definição, no entanto, o objetivo deve ser alcançado, ou seja, é uma mistura de conteúdos que devem ser pertinentes ao aprendizado do aluno de forma real.
    Beijos.

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  10. Lili,
    Olha só quanta riquesa nos seus comentários. Achei riquíssimas as suas colocações a cerca de currículo e integração com as mídias.Um dos pontos significativos citado por você é a inclusão das tecnologias na sala de aula para tornar as aulas mas atrativas, mas para que isso aconteça,é realmente necessário que os professores busquem a utilização das ferramenta tecnológicas com mais eficácia.
    Parabéns pelas suas colocações.
    Luzia

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