Brasil Hexa Campeão 2014

quinta-feira, 27 de maio de 2010

RELATO DE PLANEJAMENTO

ROMPENDO BARREIRAS

Estamos vivendo em um mundo globalizado em que as tecnologias se multiplicam em ritmo muito acelerado. Diante disso, faz se necessário que nossas escolas se adaptem a essas novas tecnologias em sua prática pedagógica, no entanto, alguns educadores em pleno século XXI ainda resistem em fazer desses recursos tecnológicos mais um aliado em sala de aula. Nesse sentido precisamos quebrar os paradigmas e começar a usar a linguagem digital dos nossos alunos em sala de aula tornando nossas aulas mais dinâmicas e envolventes.
Preparar uma aula utilizando hipertextos ou internet para muitos é uma tarefa árdua, porém quando você conhece a riqueza desses recursos torna-se uma atividade enriquecedora, cheia de descobertas e crescimento cognitivo.
Para atender a atividade quatro do segundo módulo do curso Tecnologia na Educação elaboramos um planejamento, de acordo com a Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins, a ser aplicado aos alunos da segunda série do Ensino Médio no terceiro bimestre.
O conteúdo abordado será “Desenvolvimento Sustentável” com a utilização de alguns recursos tecnológicos como: data show, note book e caixa de som.
O planejamento foi apresentado a alguns professores regentes e de acordo com o depoimento destes será uma experiência rica e inovadora, pois, possibilitará realizar um trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Artes. Oportunizará ainda uma relação de textos do livro didático adotado pelas escolas e a incrementação de links, mensagem sobre: Saco Plástico e questionamentos reflexivos sobre a mensagem.
Com a realização desta atividade percebemos as amplas possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos no cotidiano da sala de aula, rompendo-se as barreiras e dando início a um mundo infinito do campo de vista tecnológico.

Eliana O. S. Azevedo

3 comentários:

  1. Eliana, concordo com você no sentido das escolas abrirem espaço para o ensino aprendizado com o apoio das TIC, pois os nossos alunos adolescentes vivem em constante contato com estas no contexto extra escolar. É urgente que as escolas acompanhem esse ritmo acelerado da garotada para que o ensino de fato faça sentido na vida destes.
    Mercês

    ResponderExcluir
  2. Eliana, realmente fazer uso da mídia é romper barreiras pois o novo gera um pouco de insegurança e muitos professores ainda preferem ficar estagnados, isto é, tem medo de "mexer", "sacudir".
    Silene Lívia

    ResponderExcluir
  3. Eliana,quando você fala da necessidade das nossas escolas se adaptem a essas novas tecnologias em sua prática pedagógica, eu entendo que muitas escolas ainda não tem condição de exigir dos professores a utilização desses recursos. De fato, preparar uma aula utilizando hipertextos ou internet para muitos é mesmo uma tarefa árdua e impossível de aplicar. Falta tratamento igual às escolas. Tem umas com bastante recursos e outras à margem dos avanços. No mais, estudando "as barreiras se rompem"! Parabéns pelo blog atualizado!

    ResponderExcluir