Brasil Hexa Campeão 2014

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PLANO DE AULA

Disciplina:_GEOGRAFIA___________ Série/Ano:__2ª_____
Turma/Turno:_12___Matutino_
Planejamento de Aula de ___25/08 _________ de 2010

OBJETIVO DA AULA: Proporcionar aos alunos a compreensão de desenvolvimento sustentável e suas conseqüências para a humanidade.

EIXO NORTEADOR: ESPAÇO GEOGRÁFICO SUBEIXOS : SOCIEDADE/ MEIO AMBIENTE

COMPETÊNCIA(S): Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária para a preservação do meio ambiente.

HABILIDADE(S): Conhecer as variadas formas de poluição enfocando suas causa e conseqüências;
Avaliar os problemas ambientais decorrentes da produção descontrolada do lixo.

CONTEÚDO(S): Desenvolvimento sustentável

METODOLOGIAS:
Legenda ( 1.1 ) ( 1.2 ) (1.3 )( 1.4 )( 2.2 )
( 2.4 ) ( 2.5 ) ( 3.1 ) ( 4.5 )

Legenda 1
1.1 Aula explicativa
1.2 Aula no LABIN
1.3 Aula na biblioteca
1.4 Aula na videoteca
1.5 Aula de leitura
1.6 Aula na quadra de esporte
1.7 Aula prática (oficinas/experimentos)
1.8 Aula lúdica: música; dinâmicas; gincanas; jogos
1.9 Aula interdisciplinar Legenda 2
2.1 Atividades Orais
2.2 Atividades escritas: individual ou em grupo
2.3 Correções de atividades
2.4 Atividades de pesquisas: biblioteca; internet; sala de aula
2.5 Exposição de trabalhos
2.6 Jogos: loteria; dama; xadrez; palavras cruzadas; caça palavras; outros
Legenda 3
3.1 Elaborações de atividades em grupo
3.2 Apresentações: seminário;
peças teatrais; músicas; produção textual
3.3 Elaboração de projetos em grupo
3.4 Criação de peças Legenda 4
4.1 Produções de texto escrito individual
4.2 Produção de texto escrito coletivo
4.3 Produção de texto oral individual
4.4 Produção de texto oral coletivo
4.5 Produção de texto visual a partir de outras fontes

Situação Didática: Descrição detalhada da metodologia, indicando quando necessário nome dos livros, nº. das páginas dos livros; nome dos jogos utilizados; nome das músicas (relatar se a letra será distribuída na turma ou projetada); etc.

_Local da aula: Laboratório de informática
• Iniciar a aula com a mensagem:

Sacos plásticos projetos profuncionario

( Slide recebido como mensagem e compartilhado no blog)

Após assistir o vídeo fazer uma reflexão com a realidade mundial e a sustentabilidade. Questionamento para reflexão: Será que estamos preocupados com o futuro do planeta ?
• Após questionamento os alunos, em grupos, irão ler um texto no computador: O desenvolvimento sustentável e deverão abrir os links e fazer as leituras compartilhadas com toda a classe.

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O conceito de Desenvolvimento Sustentável começou a ser elaborado em 1973, um ano depois da Conferência de Estocolmo; no entanto, esse conceito alcançaria projeção internacional apenas em 1987, com a divulgação, pela ONU, do relatório “ Nosso Futuro Melhor.”
Esse conceito parte do princípio de que o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras. A utilização de recursos deve ocorrer de forma com a capacidade de reposição da natureza, de forma que o crescimento econômico não venha a agredir violenta e irreparavelmente os ecossistemas e possa, ao mesmo tempo, reparar os graves problemas sociais.
A viabilização do desenvolvimento sustentável exige também o estabelecimento de políticas governamentais, ações empresariais e da sociedade civil; exige a elevação do nível de vida de parte significativa da população da Terra, que vive em condições subumanas; exige, por fim, a modificação dos padrões de consumo das sociedades do mundo desenvolvido, as quais devem diminuir a demanda por recursos da natureza e a produção de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
Ao analisarmos os padrões de crescimento econômico dos países desenvolvidos e considerando o modelo de desenvolvimento capitalista, o qual supõe um aumento constante na produção de mercadorias e na geração de serviços, a expressão “desenvolvimento sustentável” parece até contraditória. “Desenvolver”, na concepção do sistema capitalista, quase sempre significou “crescer economicamente explorando ao máximo o que a natureza pode oferecer, sem se preocupar com o que esse crescimento produz em termos de dejetos, de lixo.
De fato, a implantação de linhas de ação que estimulem um desenvolvimento cuja prioridade seja a diminuição da pobreza, da desigualdade social e a conservação do ambiente, exige mudanças nos mecanismos de distribuição da riqueza gerada pelo crescimento econômico. O que, por sua vez, exige alterações nas relações de trabalho, na estrutura fundiária, arrecadação de impostos e na aplicação de recursos governamentais, sobretudo no mundo desenvolvido. Exige , também, modificações nos atuais padrões de produção de mercadorias, seja na agricultura, onde agrotóxicos são utilizados em larga escala, seja na industria, que lança milhares de toneladas de dejetos no ambiente.


O CONSUMO SUSTENTÁVEL

Para que a proposta de desenvolvimento sustentável torne-se viável, é preciso promover mudanças de hábitos de consumo e, ao mesmo tempo, reduzir as diferenças sociais. O conceito de “consumo sustentável”, formulado em 1995, é uma tentativa de viabilizar essas mudanças. Consumo e desenvolvimento sustentáveis são faces da mesma moeda, portanto, do ponto de vista ambiental, é necessário reaprender a consumir.
Modificações nos hábitos de consumo são, portanto, imprescindível para evitar o desperdício. No calculo do desperdício, devem ser considerados o consumo de água, de energia elétrica, e todas as demais fontes de energia. Além disso, o consumo deve restringir-se ao que for importante, ao que tiver qualidade e garantia de que sua produção não deteriorou o meio ambiente.

Observe as informações a seguir:

• A cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza-se uma tonelada de petróleo.
• A incineração [ (queima)] de 10 toneladas de lixo cria um emprego. O aterramento dessa mesma quantidade de entulho gera seis novas ocupações. A reciclagem pode proporcionar ocupação para cerca de 40 pessoas.
• Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 litros de água e evita o corte de 17 árvores.
• A produção de vidro pela reciclagem reduz em 20% a poluição do ar em 50% a da água usada nessa atividade.
( CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. Em: Problemas brasileiros. Marco/abril de 2001, p. 10.)
( Texto extraído do livro Geografia Geral do Brasil – Ensino Médio, PP 286-287)

Leitura compartilhada do texto acima.

Atividade: cada grupo deverá criar no Power Point um texto com imagens , buscando na internet, sobre o desenvolvimento sustentável de acordo com as leituras dos textos e seus links .
A socialização será na próxima aula

RECURSOS:
Legenda ( 3.4 )
Outros:_data show, note book, computadores

Legenda 1 – ROTINA
1.1 Quadro/giz (pincel)
1.2 Livro Didático
1.3 Livro paradidático
1.4 Livros de literatura
1.5 Tabela Periódica
1. 6 Pincéis atômicos/hidrocor
1.7 Lápis de cor/giz de cera
1.8 Papel pardo/fantasia/camurça/ sulfite Legenda 2 – DIVERSIFICADO VISUAL/MANIPULADO
2.1 Revistas e Jornais
2.2 Álbum seriado ou Cartazes
2.3 Textos em fotocópia
2.4 Material para colagem: cola tesoura, recortes, fita adesiva
2.5 Fichas avulsas
2.6 Figuras geométricas em EVA
2.7 Figuras diversas em EVA Legenda 3 – DIVERSIFICADO AUDITIVO
3.1 TV/Vídeo/fitas de vídeo
3.2 TV/DVD player/DVD
3.3 Aparelho de som/CD
3.4 Computador 3.5 Microfone
3.6 Caixa de som
Legenda 4 – ED. FÍSICA
4.1 Bolas (4.1.1 basquete/4.1.2 voleibol/4.1.3 futsal/4.1.4 handebol/4.1.5 iniciação) 4.2 Redes
4.3 Raquetes
4.4 petecas
4.5 Cordas
4.6 Bastão
4.7 Bambolê
4.8 Colchonete
4.9 Jogos (4.9.1 tênis de mesa /4.9.2 xadrez/4.9.3 dama/4.9.4 cartas/ 4.9.5 dominó) Legenda 5 – LÚDICO
5.1 Dominó de frações 5.2 Dominó de horas
5.3 Dominó de operações
5.4 Ábaco
5.5 Jogos de loteria
5.6 Dama
5.7 Xadrez
5.8 Palavras cruzadas 5.9 Caça-palavras Legenda 6 – MANIPULADO
6.1 Retroprojetor
6.2 Projetor Multimídia
6.3 Computador
6.4 Extensão
6.5 Mimeógrafo
6.6 Calculadora
6.7 Material geométrico de madeira
6.8 Torso
6.9 Esqueleto
6.10 Globo
6.11 Mapas
6.12 Dicionário de LP
6.13 Dicionário de Inglês 6.14 Isopor
6.15 Laboratório Didático Móvel Legenda 7 - OUTROS

AVALIAÇÃO:
Legenda (2.3 )
Outras: elaboração dos slides em Power Point e sua socialização

Legenda 1 Provas
1.1 Escrita Individual
1.2 Escrita em dupla
1.3 Consulta individual
1.4 Oral individual
Legenda 2 Trabalhos (individual ou grupo) 2.1 Debate
2.2 Seminário
2.3 Relatório (2.3.1 Filme 2.3.2 Livro 2.3.3 Experimentos)
2.4 Pesquisa
2.5 Gincana
2.6 Oficinas
2.7 Experimentos Legenda 3 Caderno de Registro (registro de atividade) Legenda 4 Produções artísticas e culturais (produção e/ou participação em eventos)
Observar os aspectos qualitativos (participação nas atividades; participação nas discussões; pontualidade na entrega dos trabalhos) na realização da avaliação contínua. Esses aspectos deverão ser considerados na avaliação global do aluno, mas os mesmos não deverão ser quantificados.


REFERÊNCIAS: Tocantins, Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do.
Lucci. Elian Alabi, Geografia Geral e do Brasil- ensino médio (p. 286, 287). 3ª edição São Paulo: Saraiva, 2005.


Links pesquisados
http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/doc/estoc72.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_fundi%C3%A1ria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agrot%C3%B3xico

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-fontes-alternativas-de-energia/index.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem



5 comentários:

  1. Nossa seu blog está um verdadeiro show. Todos os dias tem novidades. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Eliana, parabéns!
    O seu planejamento aborda uma temática bastante interessante! Amei o vídeo que aborda os sacos plásticos. Pois, é muito cômodo para as pessoas receberem as sacolinhas no supermercado e jogarem em qualquer lugar.
    Está na hora de darmos um basta nas sacolas e colocar em prática atitudes sustentáveis.
    Um abraço, Rosileide

    ResponderExcluir
  3. Nossa seu plano está show de bola. Parabém!!! Abraçoss

    ResponderExcluir
  4. Eliana,

    seu planejamento está muito legal pois apresenta todos os passos necessários para que o professor juntamente com os alunos construam uma aula prazerosa. Está muito rico, tem inúmeros recursos audio visuais e tecnológicos tudo que desperta o interesse dos alunos e o passo a passo da aula. Parabéns!!
    Continue inspirada e inspirando a todos nós.
    Nilova Cirilo Pereira

    ResponderExcluir
  5. Eliana como seu blog está recheado de novidade como seu plano de aula está interessante, vários recursos audios visuais e tecnologicos que desperta no aluno uma maneira prazerosa de prender.

    ResponderExcluir