Brasil Hexa Campeão 2014

quinta-feira, 13 de maio de 2010

REDEFININDO HIPERTEXTO

O hipetertexto é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que veio para auxiliar as pessoas na aquisição de conhecimentos.
Com o hipertexto criamos asas para navegarmos no conhecimento literalmente sem sairmos do lugar. É uma ferramenta que nos permite fazer a ramificação de nossos textos enriquecendo-os de conhecimentos, onde podemos abrir links e links de acordo com os assuntos desenvolvidos. Ampliando assim, as informações e nossos conhecimentos sem limites.
Através do hipertexto podemos viajar por diferentes bibliotecas. É uma sensação única de liberdade, construção de conhecimento que pode ser compartilhada com diferentes pessoas onde podemos perceber a grandeza do mundo digital e podemos confirmar que é um mundo digital infinito enquanto existir a necessidade e vontade das pessoas adquirirem conhecimentos. E o homem desde seus primórdios é insaciável por adquirir e descobrir novos conhecimentos.
O hipertexto é uma ferramenta que neste mundo globalizado, em que vivemos, é um importante recurso nas mãos, principalmente, de nossos educadores que irão contribuir com o ambiente de aquisição de conhecimentos dentro e fora da sala de aula. Pois, ao levar essa ferramenta para a sala estarão despertando nos alunos o processo de busca e de construção do conhecimento e aproximando-se da geração digital.
O hipertexto representa uma forma diferente e inovadora de transmitir e adquirir conhecimentos sendo o computador um forte aliado, principalmente dos educadores, que juntamente com os demais recursos tecnológicos irá transformar as linguagens, os conceitos, os currículos. Contribuindo assim, para tornar a tecnologia presente no nosso dia -a- dia e tornando-a uma ferramenta pedagógica de grande importância para todos.
O video A Era do Hipertexto amplia nossas definições sobre o que é hipertexto. Demonstrando que usamo-os sempre em nosso dia-a-dia , em muitos casos, sem percebermos.

12 comentários:

  1. Eliana,
    concordo em gênero, número e grau com a frase supracitada "Com o hipertexto criamos asas para navegarmos no conhecimento literalmente sem sairmos do lugar.".
    Você é uma pessoa iluminada.
    Silene Lívia

    ResponderExcluir
  2. Eliana,
    gostei muito do seu comentario sobre aredefinição de hipertexto, quando você fala sobre a junção dos recursos tecnológicos, os irão transformar a nossaa linguagemem outras linguagens.
    Admiro muito o seu conhecimento e respeito pelo Meio Ambiente.
    Vitalina

    ResponderExcluir
  3. DESCULPE pelos erros de digitação ao me referir sobre a redefinição e "os irão" que seria os quais irão.
    obg.VITALINA

    ResponderExcluir
  4. Quero um blog igual ao seu!!!!!!kkkkk
    Bom é claro que amei seu texto sobre hipertexto. Adoreis a forma como colocou links nesse seu texto e sua citação:"Através do hipertexto podemos viajar por diferentes bibliotecas." você me fez ir mais além na minha reflexão sobre o tema, uma vez que via os links como um dicionário. mas, a partir de sua reflexão pude ver que não é apenas um dicionário com significado de palavras, mas uma biblioteca com discurssão de diversos temas/links. Parabéns.. Ah me ensina por calendário não to conseguindo
    abraços e sucessos.
    Michelly

    ResponderExcluir
  5. Eliana parabéns pelo belísimo texto sobre hipertexto. Suas colocações são bem pertinentes. Confesso que não gostava muito de trabalhar com blog, mas esse curso me fez ver o quanto é rico esse trabalho e quanto pode ser útil no nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Eliana, não dá para pensar, em pleno séc. XXI, num ensino aprendizagem sem o uso dos recursos midiáticos disponíveis nessa era digital, pois os nossos alunos vivem em constante contato com esses recursos.Nesse sentido cabe a nós educadores acompanharmos esse pique da garotada. Gostei da sua visão sobre hipertexto, concordo que o trabalho com hipertextos é rico e transforma linguagens, conceitos e curriculos.

    Beijos,
    Mercês

    ResponderExcluir
  7. Nossa Eliana, seu blog esta um show, gostei muito do seu hipertexto todo lincado, sua tarefa de casa foi bem feita mesmo. Vc esta de parabéns, isso mostra que trabalho não interfere em querer ter conhecimento e ter um tempinho para busca - lo. Continue assim...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com sua afirmação: "hipertexto é uma ferramenta que neste mundo globalizado, em que vivemos, é um importante recurso nas mãos, principalmente, de nossos educadores que irão contribuir com o ambiente de aquisição de conhecimentos dentro e fora da sala de aula". Realmente nesse mundo globalizado em que as informações vão se modificandoma cada segundo é preciso de uma ferramenta tão rápida quanto esse conhecimento que não para de crescer. Sabemos que na nossa profissão o tempo é sagrado e pouco, no entanto exixte ferramentas como a internet que trazem o hipertexto e seus links, facilitando e acelerandom o andamento de nosso trabalho.
    Seu blog está simplesmente maravilhoso. Adorei.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi colega! acredito nas vantagens do hipertexto para facilitar a aprendizagem, é realmente uma magica tecnológica.
    Adriana Moura

    ResponderExcluir
  10. Eliana, o seu trabalho sobre hipertexto está belíssimo, bem escrito. Realmente você criou asas para definir o que é hipertexto. Gostei quando você abordou que o hipertexto representa uma forma diferente e inovadora de transmitir e adquirir conhecimentos sendo o computador um forte aliado, principalmente para os professores, que juntamente com os demais recursos tecnológicos irá transformar as linguagens, os conceitos, os currículos. Todos nós cursistas, estamos descobrindo e redescobrindo que o hipertexto é realmente uma ferramenta de ensino e aprendizagem que veio para auxiliar os funcionários, professores, gestores na aquisição de conhecimentos sem limites. Parabéns pelo teu entusiasmo neste curso das TIC.
    Beijos,
    Maria de Jesus

    ResponderExcluir
  11. Gostei das suas colocações do texto hipertexto, o video A Era do hipertexto tmb esta muito legal.

    ResponderExcluir
  12. O hipertexto constitui uma forma criativa e inovadora de adquirir conhecimentos,cada vez mais atualizados.O computador é certamente uma ferramenta indispensável nos dias de hoje,para o professor porque nele há mais possibilidade de pesquisa e interação.

    ResponderExcluir