Brasil Hexa Campeão 2014

segunda-feira, 14 de junho de 2010







Aula Utilizando os Recursos do Programa TV Escola


Trabalhar com as novas mídias em sala de aula para muitos professores não é uma tarefa fácil. Principalmente professores que em seu período de estudantes não tinham as tecnologias como a internet e seus variados recursos para trabalharem em sala de aula.
A cada dia conhecemos novos recursos tecnológicos e softwares que podemos utilizar em nossas aulas para dinamizá-las tornando-as mais atrativas aos alunos. Estamos aprendendo a trabalhar com estes recursos a nosso favor. Esta nova aprendizagem desenvolve novos conhecimentos e incentiva novos aprendizados em relação às tecnologias dentro e fora da sala de aula. Faz com que pesquisemos, exploremos mais e mais as tecnologias para inserirmos no dia-a-dia em nossas salas de aulas.
Os momentos de preparo de uma aula explorando os recursos de mídia digital foram gratificantes, desenvolvendo conhecimentos de tecnologias que os colocando em prática vieram contribuir com a aula diferenciada. A aula trabalhada foi sobre o Meio Ambiente com a duração de 50 minutos e ministrada em oito turmas diferentes da 2ª série do Centro de Ensino Médio Félix Camoa, em Porto nacional nos dias 7 e 8 de junho de 2010.
As aplicações das aulas foram realizadas por turmas e teve grande receptividade por parte dos alunos. Sendo que as duas turmas do turno noturno surpreenderam-me, pois apesar de trabalharem o dia todo demonstraram interesse e boa participação durante todo desenvolvimento da aula.
Colocar em prática este trabalho explorando as tecnologias e principalmente as mídias foi uma troca de conhecimentos com os alunos, um momento de debates, reflexões, análise de imagens, vídeos e analogia com o nosso cotidiano. Segundo relato de alguns alunos para eles também foi um momento especial onde ouviram, falaram e aprenderam sem perceberem o passar do tempo.
A atividade foi desenvolvida utilizando os recursos do Programa TV Escola, Portal do Domínio e You Tube o que tornou gratificante o momento onde a teoria tornou-se prática.
Um momento de validação do Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC na qual pudemos colocar em prática nossos conhecimentos utilizando as tecnologias e certificarmos que temos muito a aprender com as novas tecnologias.


9 comentários:

  1. Concordo com você Eliana, afinal, elaborar um planejamento utilizando as TICs não é nada fáci, principalmente para o professor que não dispõe de muito tempo.Mas é gratificante quando se vê o resultado.O seu modo de planejar utilizando os recursos da TV Escola foi muito significativo.
    Parabéns!
    Ester de Melo Mendes

    ResponderExcluir
  2. Eliana, creio que o seu trabalho com os alunos do EM foi muito bom, pois conseguir a atenção desse público durante tanto tempo não é fácil. Fico feliz em vê que você está dando show com os recursos tecnológicos no preparo de suas aulas.

    Valeu!
    Mercês

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliana,

    Essa ai eu fui testemunha... a moça está bombando com as TICs.
    Parabéns pelo seu trabalho!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,pela sua reflexão sobre a importância dos usos das Tics.
    Adorei seu plano.A minha dificuldade não é nem tanto para elabora o plano,mas ter acesso as novas tecnologias na minha escola.

    ResponderExcluir
  5. Olá Eliana,
    Você como sempre dando show nos seus planejamentos. Parabéns! Sei que os alunos gostaram da sua aula, pois, você é muita criativa. Vá em frente garota!

    ResponderExcluir
  6. Colega,adorei sua aula,realmente o uso das TICs faz a diferença na sala de aula.Percebi que o seu planejamento foi muito bem aplicado.
    Abraçosss
    Raquel

    ResponderExcluir
  7. Eliana,
    Com certeza os recursos tecnólogicos se usado adquadamente, nos oferece inumeras possibilidades de fazer um trabalho mais dinâmico e diversificado, assim como você está fazendo. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  8. Amazing!!! I like this website so much it’s really awesome. I have also gone through your other posts too and they are also very much appreciate able and I’m just waiting for your next update to come as I like all your posts…

    Good Friday Images 2019
    Happy Easter Images 2019
    Happy Easter Pictures 2019
    Happy Easter Pics 2019
    Passover Images 2019

    ResponderExcluir
  9. you are truly a good webmaster. The web site loading pace is incredible. It kind of feels that you are doing any distinctive trick. Also, The contents are masterwork. you’ve performed a great activity on this subject!

    Good Morning Images 2019 hd
    Good Morning Images Love 2019
    Good Morning Quotes 2019 With hd Images
    Good Morning Quotes 2019 For BF

    ResponderExcluir