Brasil Hexa Campeão 2014

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quem sou como professor e aprendiz


Refletir sobre que sou enquanto professora e aprendiz, em um primeiro momento, parece ser uma tarefa fácil, porém ao aprofundarmos profundamente descobrimos que é ser, porém muito complexo definir. Descubro então, que sou uma professora curiosa, investigadora, aberta aos novos conhecimentos e aprendizados.
Para ser verdadeiramente uma professora é necessário primeiramente assumir a postura de aprendiz. O conhecimento não é finito, não está acabado, ou seja, ele é infinito, pois muitas são as mudanças que precisamos acompanhar e só através de estudos, conhecimentos conseguiremos.
Enquanto professora preciso além de estar preparada com meus conhecimentos cognitivos incentivar meus alunos as aceitarem as inovações utilizando-os pra adquirirem conhecimentos culturais.
É necessário que enquanto professora que eu conheça o mundo de meus alunos para com segurança e conhecimento possa interagir com sucesso junto aos mesmos. Assim, torna-se mais fácil desenvolver práticas interativas envolvendo os alunos. Portanto, além de manter a interatividade com os alunos há uma troca de conhecimentos, onde posso adquirir conhecimentos com os mesmos.
Diante de todo o processo a cada dia minha prática de ensinar melhora, renova e da oportunidade de colocar em prática meus novos conhecimentos. O que contribui também para aproximar-me de meus colegas de trabalho, pois a troca de experiências contribui para meu crescimento profissional e intelectual. O que me faz sentir atuante, produtiva sentindo que posso contribuir para aquisição de conhecimentos de meus alunos e em contrapartida aprender com os mesmos. Portanto, assim, sei que muito tenho a ensinar e mais ainda a aprender.

3 comentários:

  1. Oi Eliana,gostei muito das suas colocações. Realmente ser professor não é tarefa fácil, pois exige criatividade,investigação e curiosidade.É ser reaolmente um aprendiz, aquele que busca sempre aperfeiçoar a sua prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliana.
    Conte conosco do NTE.
    @braços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  3. Eliana, gostei muito do seu blog, preciso de uma matéria bem legal sobrE meio ambiente. O meu blog é: http://didaaires.blogspot.com Um abraço, Rosilde CEM FÉLIX CAMOA

    ResponderExcluir